sexta-feira, março 14, 2008

O que é um cão potencialmente perigoso? Quais os critérios que o definem?

Ouvi dizer no noticíario, de 14-março de 2008, que o governo vai proibir a importação, criação e reprodução de cães considerados perigosos. São, salvo erro, sete as raças consideradas como perigosas, entre as quais o cão de fila braisleira, rottweiler e o pit bull.
A lei que define o regime jurídico dos cães perigosos foi aprovada em Agosto mas ainda não foi regulamentada. Posto isto, gostaria de referir que existem certos Centros que utilizam, precisamente , cães como os rottweiler e pit bull para ajudarem em determinadas terapias com crianças portadoras de deficiência. Segundo o feedback que tenho recebido, tem sido um sucesso a ajuda destes cães. Um destes Centros ou melhor Associações fica bem pertinho de mim, em Lourinhã. Deixo-vos um pequeno trecho da jornalista Flávia Calçada sobre este projecto:

"A ADAPECIL, Associação de Amor para a Educação de Crianças Inadaptadas da Lourinhã, e a Associação Pit Bull Oeste (APO) estão a desenvolver, desde Março deste ano, uma terapia com cerca de 10 crianças e jovens portadores de deficiências, recorrendo ao uso de cães de raça Rotweiller e Pit Bull.
Este projecto, pioneiro a nível nacional, tem como protagonistas da terapia Bruce, um rottweiller, Chewarza e Ratão, dois Pit Bull que, segundo Cristina Camoezas, psicóloga da instituição, já cativaram estes alunos. “Conseguimos muitas vezes controlar o comportamento das crianças dizendo que se não fizerem determinada actividade, o Bruce vem e não podem ir ter com ele”, refere. " (para ver o artigo completo consulte: http://www.oesteonline.pt/noticias datado 02-12-2004).
O diploma diz, ainda, que a capacidade física e psicológica dos donos dos cães perigosos será também avaliada. Quanto a este ponto, concordo plenamente. Existem muitos donos que não deviam ter cães de raça alguma, muito menos raças "complexas"; digo complexas, pois existem muitos cães rafeiros bem mais perigosos do que os que são actualmente considerados perigosos...

Deixem os vossos comentários, críticas, sugestões, etc.
Lisa Pinto

2 comentários:

Anónimo disse...

Prezados,

Causou-me espécie ler este blog, especialmente em diagnosticar que pessoas desinformadas e absolutamente leigas sobre o assunto possam ter a "coragem", para não dizer pretensão, de escrever sobre o assunto. A "lei" não precisa definir o que seja "cão potencialmente feroz" para que saibamos que as raças rotweiller, pitbull, doberman, fila e outros, listadas nas diversas leis estaduais editadas ao longo do país, acompanhando o entendimento de outros países sobre o assunto, sejam raças de reconhecida ferocidade e perigo à sociedade. O que querem alguns, na verdade, é dar de "João sem braço", usando-se de artifício absolutamente antijurídico, a pretexto de estarem falando de "norma em branco", para continuarem submetendo as pessoas ao CRIME DE PERIGO no convívio obrigatório com tais animais. Felizmente, os Tribunais Superiores de nosso país, repito, acompanhando o julgamento de outros Tribunais, mundo a fora, cientes dos danos que tais animais possam vir a causar à população, seja por sua guarda inadequada ou por qualquer outro motivo, já têm se pronunciado favoravelmente à proteçào dos interesses da sociedade.
Quanto ao "tratamento"com cães dessa raça, sinceramente, levarei o fato diretamente às autoridades competentes para que tomem as devidas providências, pois isso não passa de um EXPERIMENTO, fazendo dos pacientes verdadeiros "ratinhos de laboratório", sujeitando as vidas dessas pessoas às reações inesperadas e assassinas de tais raças.
Assim, sugiro a todos que escreveram sobre o fato, inclusive à debilóide da repórter que reproduziu tamanha asneira, que estudem o assunto, com a seriedade que o mesmo merece, antes de mais nada.
Adriana
Mais

Anónimo disse...

Em jeito de resposta ao comentário anterior, vou aqui deixar alguma perguntas e também algumas sugestões, começando pelo principio e passo a citar o respectivo comentário “Causou-me espécie ler este blog, especialmente em diagnosticar que pessoas desinformadas e absolutamente leigas sobre o assunto possam ter a "coragem", para não dizer pretensão, de escrever sobre o assunto.” , espero que realmente saiba algo sobre o assunto e que não seja mais um “leigo corajoso e pretensioso”, vivemos num país onde há liberdade de expressão, certo???
2ª Pergunta: Leu por acaso toda a notícia na fonte original??? Espero realmente que o tenha feito antes de chamar e passo a citar: “ à debilóide da repórter que reproduziu tamanha asneira”.
3ª Pergunta: Tem algum filho deficiente que precise de apoio de uma instituição sem fins lucrativos??? Há realmente pessoas que dependem destas instituições para dar aos seus filhos deficientes alguma qualidade de vida, por isso e antes de, e passo novamente a citar o comentário “Quanto ao "tratamento"com cães dessa raça, sinceramente, levarei o fato diretamente às autoridades competentes para que tomem as devidas providências”, talvez fosse boa ideia visitar a instituição em causa e falar com os pais das crianças que recebem o apoio da mesma.