quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Vale a pena ser um trabalhador qualificado em Portugal?

Hoje, o primeiro-ministro - José Sócrates - anunciou o reforço do número de vagas e dos investimentos do Estado nos programas de estágios profissionais (Inov Jovem) destinados a jovens como o próprio nome indica.
Há uma semana atrás dirigi-me ao IEFP, da minha área de residência, para obter informações sobre este programa de estágio. Resposta: "Este tipo de programa não está no activo!". Falaram-me de um outro género de estágio-nível IV-(este com limite de idade até ao 30 anos, jovens à procura de 1º emprego ou sem descontos para a segurança social), no entanto, são as próprias entidades empregadoras que recebem os curricula e escolhem o/os candidato(s) que pretendem. Em resumo, não posso aceder a um estágio deste género, pois não me enquadro dentro dos requisitos exigidos.
Será esta a forma mais correcta de seleccionar os jovens, recém licenciados, que querem integrar o actual mercado de trabalho?
Numa altura em que se fala tanto de RVCC (Reconhecimento, validação e certificação de competências), pergunto: Por que razão o actual governo se preocupa tanto em qualificar pessoas com baixa escolaridade, não tendo emprego ou alternativas para os mais qualificados?
Façam os vossos comentários!
Lisa

1 comentário:

Anónimo disse...

Portugal no seu melhor...