quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Vale a pena ser um trabalhador qualificado em Portugal?

Hoje, o primeiro-ministro - José Sócrates - anunciou o reforço do número de vagas e dos investimentos do Estado nos programas de estágios profissionais (Inov Jovem) destinados a jovens como o próprio nome indica.
Há uma semana atrás dirigi-me ao IEFP, da minha área de residência, para obter informações sobre este programa de estágio. Resposta: "Este tipo de programa não está no activo!". Falaram-me de um outro género de estágio-nível IV-(este com limite de idade até ao 30 anos, jovens à procura de 1º emprego ou sem descontos para a segurança social), no entanto, são as próprias entidades empregadoras que recebem os curricula e escolhem o/os candidato(s) que pretendem. Em resumo, não posso aceder a um estágio deste género, pois não me enquadro dentro dos requisitos exigidos.
Será esta a forma mais correcta de seleccionar os jovens, recém licenciados, que querem integrar o actual mercado de trabalho?
Numa altura em que se fala tanto de RVCC (Reconhecimento, validação e certificação de competências), pergunto: Por que razão o actual governo se preocupa tanto em qualificar pessoas com baixa escolaridade, não tendo emprego ou alternativas para os mais qualificados?
Façam os vossos comentários!
Lisa

Apresentação do Blog

Neste blog serão abordados os mais variadíssimos temas sobre a sociedade actual. Com um olhar clínico e crítico, pretende-se que este blog seja um espaço de debate de ideias e troca de opiniões. A crítica, quando construtiva, contribui para o crescimento e aperfeiçoamento individual e, por conseguinte, colectivo.
Por enquanto e enquanto forem respeitadas as regras do bom senso e respeito pelo próximo, todas as pessoas podem participar nas votações e/ou deixar comentários, os comentários serão da responsabilidade de quem os escrever, reservo-me, no entanto, o direito de apagar qualquer comentário que seja menos próprio ou ofensivo...
Lisa